terça-feira, 29 de janeiro de 2008

+ Espetáculo: "O amor no Grande Sertão"

Adaptação: Ana Leonel Queiroz

João Bosco Alves - Contador de estórias

ESPETÁCULO PRESTA HOMENAGEM AO CLÁSSICO DE GUIMARÃES ROSA, O LIVRO “GRANDE SERTÃO: VEREDAS

A clássica história de “Grande Sertão: Veredas”, publicação que completou 50 anos em 2006, ganha os palcos na montagem O amor no Grande Sertão।


As 568 páginas do romance foram adaptadas por Ana Leonel Queiroz, que enxugou a narrativa। A pesquisa que deu origem ao texto durou três anos.


Para mim, a adaptação ficou completa, pois consegui abordar todos os elementos do livro, criando sentido entre eles e com o ritmo adequado para o teatro, conta Ana Leonel। Riobaldo Tatarana interpretado por João Bosco Alves fica uma hora em cena. Pode-se dizer que de certa forma o livro é um monólogo. O ex-jagunço Riobaldo, recebe em sua fazenda, a visita de um certo doutor, a quem ele conta sua história. Fala do seu amor proibido por Diadorim, do pacto com o diabo, das lutas entre bandos nos campos gerais. A interpretação do monólogo ocorre em três níveis, afirma o ator: como narrador conta o vivido quando jagunço: como personagem, vive o que está narrando e como interlocutor, escuta o silêncio do doutor às suas insistentes dúvidas e indagações.


Em 2006 João Bosco foi indicado ao prêmio Usiminas/Sinparc na categoria melhor ator pelo desempenho neste trabalho।


No ano do centenário de nascimento desse grande escritor (2008), torna-se fundamental ampliar a divulgação da obra roseana, contribuindo para as comemorações através da linguagem cênica proposta.
Sempre com ótima repercussão, este espetáculo vem sendo apresentado em Belo Horizonte - sete temporadas - e ainda em diversas cidades do interior de Minas Gerais। Atualmente está participando, pela segunda vez, da Campanha de Popularização do Teatro e da Dança no Teatro Escola da Serra, Rua do Ouro 1900, Bairro Serra. Sexta e sábado às 20 horas e no domingo às 19 horas, até o dia 24 de fevereiro.


Ainda este ano deve seguir carreira nacional em turnê por diversas capitais brasileiras e cidades do interior.
Informações: e-mail leonelqueiroz@terra.com.br – Telefones (31) 32231241 -88721241










Nenhum comentário: