terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Operação “ Rosas do mundo”

“O sertão está em todo lugar”


(João Guimarães Rosa)

“Rosas do mundo” é mais uma operação de arte pública, lançada pelo Projeto Manifesto das Flores em janeiro de 2008, em Surubim-PE, conhecida no Brasil como a Terra da Vaquejada, com o intuito de homenagear personalidades da cultura, levar as experiências de Cordisburgo-MG (operação “Rosas para o Rosa”) para além dos municípios que fazem parte do Circuito Turístico João Guimarães Rosa e comemorar os dez anos da idealização do Projeto Manifesto das Flores (1998-2008).
Em Minas Gerais, alguns municípios já estão produzido coletivamente rosas de papel crepom nas ruas, escolas e centro culturais para futuras intervenções urbanas em suas cidades.É o caso de Belo Horizonte, contagem e Betim, cidades da região metropolitana, que participaram do lançamento do Projeto no Parque das Mangabeiras em 2003.


Nesses três municípios, milhares de “rosas do centenário” invadirão seus territórios urbanos a partir de maio, como aconteceu na operação “ Bienal”, realizada pelo Projeto na 27ª Bienal Internacional de São Paulo em 2006.Ver abaixo imagens da operação “Bienal”.





Essas invasões ( intervenções urbanas) que estão sendo articuladas pelos artistas e simpatizantes do Projeto, consistirão de atividades relâmpagos, como a distribuição ao público de rosas de papel crepom perfumadas nas praças, parques, centros culturais,transportes coletivos e outros locais públicos.

Artistas da região metropolitana de Belo Horizonte envolvidos nesse processo: Marina Mípus, Eliane Velozo, Uracy Micael, Tânia Maran, Severino Iabá, Vilmar Silva, Jorge Dissonância e outros.

Obs: Outros municípios interessados em participar dessa operação entrar em contado com o artista plástico e empreendedor da operação”Rosas do mundo” Severino Iabá ( 031 – 91711314 ou severinoiaba@yahoo.com.br

Mais imagens e textos sobre as experiências do Projeto no: http://www.jiraudosiabas.com/

Nenhum comentário: