sábado, 23 de fevereiro de 2008

Operação “100 mil rosas pelos caminhos do Rosas”


“O sertão é do tamanho do mundo”

(João Guimarães Rosa)


“100 mil rosas pelos caminhos do Rosa” é uma operação de arte pública idealizada a partir das experiências do Projeto Manifesto das Flores e, em especial, nas operações “Rosas para o Rosa” e da 8ª Caminhada Eco-literária http://www.cordisburgo.mg.gov.br/sites/7600/7635/festas/8ªCAMINHADA.pdf realizadas em Cordisburgo, durante a Semana Roseana de 2006.

Essa operação tem por objetivo inserir os moradores dos municípios pertencentes ao Circuito Turístico João Guimarães Rosa (Araçaí, Buritizeiro, Cordisburgo, Corinto, Curvelo, Felixlândia, Inimutaba, Lassance, Morro da Garça, Pirapora, Presidente Juscelino, Três Marias, Várzea da Palma) num processo de criação coletiva, durante as comemorações de centenário de nascimento do escritor João Guimarães Rosa.

Para esses municípios estão previstas, dentre outras atividades, a realização de oficinas e confecção de 100 mil rosas de papel crepom cor de rosa. para distribuição e “plantio” coletivo nos espaços públicos dessas cidades.
Essas intervenções de inserção na dinâmica social, cultural e ambiental do Circuito serão realizadas por artistas do projeto e moradores da região no período de abril a julho de 2008.
Todo o processo de criação vivido em cada município será acompanhado pelo Projeto Manifesto das Flores e documentado em fotografia e vídeo para futura exposição itinerante nas cidades do Circuito Guimarães Rosa e noutras cidades de Minas e do Brasil.

Obs: A operação“100 mil rosas pelos caminhos do Rosa” foi lançada durante a Semana Roseana, realizada de 15 a 21 de julho de 2007. Recentemente foi aprovada pela Lei Estadual de Incentivo a Cultura do Estado de Minas Gerais, para ser apoiado através de renúncia fiscal (ICMS).

Mais informações com a empreendedora dessa operação elianevelozo@terra.com.br ( 31-33756183)

REALIZAÇÃO
Projeto Manifesto das Flores

APOIO CULTURAL

Museu Casa Guimarães Rosa
Associação dos Amigos do Museu Casa Guimarães Rosa
Associação dos Municípios do Circuito Turístico Guimarães Rosa

Nenhum comentário: