terça-feira, 11 de agosto de 2009

Boi Rosado no Festival de Folclore do SESC

O Festival de Folclore e Cultura popular do SESC a realizado no Parque Municipal de Belo Horizonte,dia 23 de agosto, das 10 às 15 horas foi uma festança de arrebentar a boca do balão, do jeito que o Boi Rosado gosta. Um dos pontos altos deste Festival aconteceu no Cortejo do Boi Rosado que partiu as 11 horas arrastando uma multidão que assistia a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais em direção ao palco do Festival , montado em frente ao Teatro Francisco Nunes.


A festa foi iniciada com os tambores e o boneco gigante do mestre Rolim anunciando sua fuga e a chegada do Boi Rosado ao local. Ao ritmo do baião e de alguns cantos populares de domínio público o cortejo foi iniciado levando a multidão em direção ao palco do Festival, como bem descreveu a jornalista do ESTADO DE MINAS, Amanda Almeida: " O conto começou solitário: Se você não quiser ir, eu vou só". Mas a chamada do puxador do cortejo do Boi Rosado conseguiu resposta imediata. Quem passava pelo Parque Renné Américo Gianntti, no centro de Belo Horizonte, completou o verso:" eu vou só, eu vou só". Boneco gigante, flores de papel crepom e dança de roda atraíram centenas de pessoas ao principal parque da capaital, na manhã de ontem. ...A festa começõu depois da apresentação da Orquestra Sinfônica de MINAS gerais no gramado do parque. Quem já está acostumado a ir à área verde para apreciar a música clássica não resistiu e acompamhou o cortejo até a porta do Teatro Francisco Nunes. Famílias inteiras ajudavam a aumentar o coro na caminhada...( Estado de Minas,caderno gerais, pag. 19 , 24 de agosto de 2009)






.........O público mantem Boi Rosado preso em seu curral.........
















.......Imagens acima gentilmente cedidas por joubert Cândido e abaixo cedidas por Andiara Lopes Silva.











O cantor Carlos Farias encontra do Boi Rosado e assume comando do cortejo segurando o estandarte do Boi.








......Encontro das burrinhas do Girafulô com o Boi Rosado.....



Finalização do Cortejo,agradecimentos, homenagens ao Carlos Farias, Rubinho do Vale e Mestre Rolim e Doação de Mudas ao público.


Despedida do Boi ao ritmos das música de Carlos Farias e do Coral das Lavadeiras de Almenara.



]













Do palco Boi Rosado assiste todas as apresentações do Festival









Foto acima, Rubindo do Vale Finalizando o Festival fez homenagem ao Boi Rosado



foto acima,Severino Iabá com alguns amigos do Boi Rosado participantes do Cortejo:






Fotos acima;reportagem do Jornal Estado de Minas de 24 de agosto de 2009

...........................................................................

Homenageados do Boi:Carlos Farias e o Coral das Lavadeiras de Almenara/MG,Rubinho do Vale. O trabalho desses artistas, através de suas músicas, foi fundamental no processo de criação do Boi Rosado em 2008.

Participação especial: Boneco gigante do Mestre Rolim.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO FESTIVAL



BONECOS DO MESTRE ROLIM:

A Família Rolim - todo mundo participa da criação - não se prende a modelos de feições, formas e cores. A criação é livre, e na mostra estão bonecos de 10 centímetros a outros, de quatro metros de altura.E como uma brincadeira de gente grande virou arte? Mestre Rolim começou a produzir os bonecos utilizando materiais que iriam para o lixo. Com o tempo, foi se dedicando mais e mais aos mamulengos, e percebeu que seu trabalho ajudava a revelar a cultura popular. Além disso, ao reutilizar o material, colaborava também para a preservação do meio ambiente.A brincadeira virou criação e pesquisa, com técnica apurada. E as filhas de mestre Rolim começaram a participar da criação dos bonecos.

Ele começou a criar os mamulengos há 30 anos, hoje, dá oficinas, participa de encontros ambientais, e atende escolas públicas e particulares. Tanto trabalho e dedicação levou a Família Rolim a criar a Oficina de Bonecos Articulados (OBA), que é aberta a outros artesões e criadores. Fonte: Jornal Hoje em Dia.

Nenhum comentário: