sexta-feira, 15 de abril de 2011

II Arraial do Boi Rosado

.



Alunos de escolas produziram mil metros de bandeirinhas para o II Arraial do Boi Rosado

O Arraial do Boi Rosado é um projeto promovido pela Sociedade dos Amigos do Boi Rosado desde 2009, quando foi comemorado o primeiro aniversário de seu nascimento. Trata-se de um mutirão festivo onde celebra-se a cultura popular fazendo unir diversas datas comemorativas como dos santos juninos: Santo Antônio, São João e São Pedro (12, 24 e 29/06), os aniversários de nascimento de Guimarães Rosa e do Boi Rosado (27/06), o Dia Nacional do Bumba-meu-boi (30/06) e Mundial do Meio Ambiente (06/06).

Este ano em especial será comemorado o cinqüentenário de nascimento do artista plástico Severino Iabá (1961 – 2011), criador do folguedo do Boi Rosado e homenageados os amigos do Boi que apóiam suas ações eco-cultural desde sua criação em 2008.

O Arraial será realizada na Praça do Sol do Parque Municipal Américo Renné Giannetti, Centro, BH, dia 12 de junho (domingo) das 10:00 às 15:00 horas.

Atividades previstas para o II Arraial do Boi Rosado: cortejo, apresentação de danças juninas e folclóricas; Intervenção musical e poética; Exposição poética e fotográfica; contação de história,oficinas de flores e brinquedos populares, doação de livros literários e mudas de árvores nativas. Além disso, saborosas rapaduras e pipocas que serão servidas ao público gratuitamente.

PROGRAMAÇÃO:

* CORTEJO ( Participações)

Quadrilha Arraiá Pé de Serra – Grupo Sarandeiros – Tirana Cia de Teatro – Grupo Música e Cidadania – Educação pelo Tambor – E. M. Prefeito Sebastião Camargo.(

Concentração a partir das 9 horas ao lado do portão principal da Av. Afonso Pena)


* APRESENTAÇÕES ( participações )

• Quadrilha Arraiá Pé de Serra – Campeã do Arraial de Belô 2010
• Grupo Sarandeiro do Colégio Salesiano
. O Caboclo Zé Vigia - Tirana Cia de Teatro
• “ Brincando com o “Rei-boi-liço Rosado”- E.M. Prefeito Sebastião Camargo
• Contação de historia: Uracy Micael – Grupo Miguilim
• Intervenção musical:Educação pelo tambor – Projeto Musica e Cidadania de Contagem - Jorge Dissonância - Tininho Silva- Franscesco Nápole.
• Intervenção poética: poetas convidados
• Quadrilha do Improviso ( participação de educadores, poetas, artistas ...)


MUTIRÃO PARA DECORAÇÃO

Os educadores, poetas e artistas interessados em participar da decoração do arraial e do ensaio da Quadrilha do Improviso comparecer a Praça do Sol do Parque Municipal Américo Renné Giannetti, Centro, BH, dia 11 de junho de 2011, às 14 horas.

II ARRAIAL DO BOI ROSADO

REALIZAÇÃO:

Sociedade dos Amigos do Boi Rosado

CO-REALIZAÇÃO:

Movimento Paz e Poesia e Instituto Imersão latina

APOIO CULTURAL

Instituto Imersão Latina
Fundação de Parques Municipais de Belo Horizonte
Colégio Salesiano
Restaurante Dona Preta
Restaurante Xico do Kafua
Clube Recreativo Arvoredo
Minas Novas empreendimentos Ltda
Sindute/Mg/Betim/Contagem
Associação dos Moradores do Conjunto Califórnia
Central de Carimbos e Gráfica Ltda
Toninho Sonorização Ltda
Revista Stilo

A Sociedade dos Amigo do Boi Rosado é um movimento pela vivificação da cultura e do Meio Ambiente baseado nos princípios da solidariedade e sustentabilidade.

BOI ROSADO

Bumba-boi criado pelo artista plástico Severino Iabá, em homenagem ao centenário de nascimento do escritor Guimarães Rosa.

SOCIEDADE DOS AMIGOS DO BOI ROSADO

Movimento pela vivificação da cultura e do Meio Ambiente, baseado nos princípios da solidariedade e sustentabilidade. Participam desta sociedade: pessoas; ONGs; entidades; e empresas que sempre o apóiam em suas aparições e ações.

ABAIXO,FOTOS DO I ARRAIAL DO BOI ROSADO




Imagem do I Arraial do Boi Rosado no Parque Municipal/2009








Foto do I Arraial do Boi Rosado

Nenhum comentário: