sábado, 17 de março de 2012

Lançamento do projeto Plantar Rio +20

Plantar Rio +20 - Mãos solidárias por uma Terra Viva.

Em junho, o Brasil sediará a Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20 oficial). Essa Conferência será realizada no Rio de Janeiro, 20 anos depois da Eco -92, que na época nos alertou para a necessidade urgente de mudanças: “Os seres humanos e o mundo natural seguem uma trajetória de colisão. As atividades humanas desprezam violentamente e, às vezes, de forma irreversível, o meio ambiente e os recursos vitais. Urge mudanças profundas, fundamentais se quisermos evitar a colisão a que o atual rumo nos conduz.” (apelo dos cientistas do mundo à humanidade, 1992).

Atendendo aos chamados da Agenda 21 Global, um dos documentos mais importantes dessa Conferência, também chamada de Cúpula da Terra, o de que devemos “Pensar globalmente e agir localmente” e da Carta da Terra, a de que "estamos diante de um momento crítico da história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro[...]. A escolha é nossa e deve ser : ou formar uma aliança global para cuidar da Terra e cuidar uns dos outros , ou nos arriscar a nossa destruição da diversidade da vida" ( preâmbulo) , e por concordar que “a sustentabilidade é a ação que procura devolver o equilíbrio à Terra e aos ecossistemas para que a Casa Comum possa continuar habitável”, a Sociedade dos Amigos e Simpatizantes do Boi Rosado, lançará dia 24 de março o projeto “Plantar Rio +20 – mãos solidárias por uma Terra Viva ,em homenagem à Carta da Terra, e aos 20 anos da Cúpula da Terra (Eco-92).

O “Plantar Rio +20” é um projeto de promoção da cidadania ambiental e planetária que envolve, principalmente, a realização de mutirões de produção, plantio e doação de mudas nativas. São ações coletivas baseadas na solidariedade que são promovidas pela Sociedade, mesmo antes das primeiras aparições do Boi Rosado, em 2008, e que com a aproximação da Assembléia Rio + 20, adquirem uma significação maior.

As pessoas, instituições, organizações e grupos interessados em participar deste projeto e beneficiar suas comunidades, favor obter mais informações com a Irmandade do Boi Rosado pelocontato@elianevelozo.com (31) 33756183 ouseverinoiaba@yahoo.com.br . (31) 91711314

MUTIRÕES DE PRODUÇÃO DE MUDAS

Dia 24 de março de 2012 (sábado)
Local: Jirau do Boi Rosado - Centro de Contagem – MG
Horário: de 13 às 17 horas

Dia 30 de março de 2012 (sexta-feira)
Local: Escola Municipal Waldemar d’ Luz Gonçalves
Rua Passa Tempo, 886, Vila Cristina –Betim -MG
Horário: de 13 às 17 horas

Obs. As mudas de Pau-brasil, jatobá e Ipês amarelo, branco, roxo e rosa, produzidas nesses e em outros espaços serão doadas à população, em 2012, pelos mesmos participantes. Os interessados em participar desses mutirões acima, favor se comunicar por telefone ou e-mail, com atencedência, com a Irmandade do Boi Rosado.Para a produção de mudas, ir de roupas apropriadas, e levar um mimo comestível, para ser compartilhado.

Severino Iabá – Criador e coodenador geral ,
Jorge Dissonância – diretor artístico
Eliane Velozo – Produtura

Nenhum comentário: